A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoveu a primeira reunião estratégica com equipes de gestão da área, envolvendo gestores dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande e membros integrantes da Agecopa e Defesa Civil, para dar início aos trabalhos da área da Saúde e promover planos estratégicos que serão inseridos nos programas macros da Agecopa, responsável por planejar, executar e fiscalizar os projetos do Governo que envolvem a realização da copa do Mundo, em 2014.
A reunião vem da preocupação do governo do Estado com os projetos prioritários da saúde a serem inseridos nos planejamentos da Agecopa, aliada à reorganização da Rede SUS do Estado. Segundo o secretário Pedro Henry, o fator Copa do Mundo tem que estar inserido nas mudanças que a Saúde Pública de Mato Grosso vai passar.
Na competência da Saúde Pública em promover o bem estar dos visitantes e da população é que a Saúde do Estado está sistematizando as frentes de trabalho divididas em dois grandes eixos, que são as Redes de Vigilância e a assistência em Saúde.
Na área das Vigilâncias será necessário estabelecer um planejamento antes, durante e depois do evento que, segundo Pedro Henry, vão estar inseridos nas ações e serviços no controle de doenças endêmicas com foco principal para a Dengue, no controle sanitário da água, dos alimentos e constituir um Centro Coordenador de Monitoramento e Respostas Rápidas às situações que poderão ocorrer dentro das vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental.
“Na área da assistência estamos visualizando a organização da Rede de Serviços do SUS, da região Metropolitana, onde serão inseridos hospitais de referencia, laboratórios, organização dos serviços de Urgência e Emergência, da Alta e Media Complexidade e do Samu 192. Já estamos estudando a capacidade instalada desses serviços e a necessidade a ser suprida”, afirmou o secretário.
Já quanto à estrutura da rede física o Estado, e no reforço da rede de assistência pública, a SES-MT está com o foco na construção do novo Hospital Universitário Julio Müller, no funcionamento do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, na construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ainda no fortalecimento das micro e macro regiões de saúde. Já quanto à estrutura da rede particular de saúde, está sendo feito um levantamento das necessidades que o Estado possa ter, além do estabelecimento de parcerias quanto à oferta de serviços.
No delineamento dos trabalhos as equipes responsáveis por essas ações serão divididas em dois grupos, trabalhando nessas linhas de atuação e que, no próximo dia 08 de março, já estarão trazendo um traçado dos projetos da Saúde Pública que serão inseridos nas atividades da Agecopa.
“Esse plano da Saúde Pública vai estabelecer diretrizes e metas que teremos que cumprir a partir deste ano, até a data do evento, com o estabelecimento de compromissos nas parcerias com os 141 municípios, com o Ministério da Saúde, e ainda vamos promover uma revolução no modelo de gestão da Saúde Pública que nos garanta implementação, evolução e acompanhamento tecnológico, acessibilidade aos serviços com parcerias das organizações sociais e do fortalecimento das redes de serviços públicos e filantrópicos”, afirmou Pedro Henry.
A Saúde Pública estará buscando meios para promover a eficiência de suas competências junto à Agecopa no compromisso do Governo do Estado em assegurar saúde e qualidade de vida aos visitantes e a população de Mato Grosso presentes na Copa 2014.