O Hospital de Câncer de Mato Grosso assina, nesta 5ª feira, o acordo de cooperação técnica com a Eletrobras Eletronorte para viabilização do Projeto Aconchego, que promoverá a revitalização e humanização da Unidade de Internação Adulto, envolvendo o custo total de aproximadamente R$ 98 mil. A solenidade acontecerá às 14h e contará com a presença do Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte, Josias Matos de Araujo.
João Castilho Moreno, Presidente da Associação Matogrossense de Combate ao Câncer, destaca a importância de se investir na área dos adultos, uma vez que o setor infantil já recebe apoio de outras instituições. "É natural que as crianças despertem mais solidariedade, mas infelizmente o setor dos adultos, que é o de maior demanda no hospital, acaba carecendo de investimentos uma vez que, sem os parceiros, seria inviável a reforma do espaço".
A obra, considerada uma grande conquista, vem melhorar o atendimento aos pacientes atendidos no setor. Atualmente o Hospital conta com 85 leitos credenciados pelo SUS, dos quais 10 são de UTI, 19 são de pediatria, e os 56 restantes são para atendimento adulto seja clínico ou cirúrgico. Em 2010 a Unidade de Internação Adulto foi responsável por mais de 63% das internações clínicas do hospital, contra 36% de internações cirúrgicas infantis, num total de 1.565 atendimentos. Para internações cirúrgicas, o número é ainda maior, chegando a 95% de internações adultas, num total de 1.899 atendimentos.
O projeto contemplará a princípio, a revitalização de duas enfermarias adultas, com a reforma e humanização do espaço e instalação de novos equipamentos e mobiliário. Para não afetar a capacidade de atendimento, apenas uma ala será reformada de cada vez. A previsão para conclusão das obras é de 6 meses.