Números do Centro Estadual de Referência para Média e Alta Complexidade (CERMAC) apontam terem sido realizados, de janeiro a novembro, 44.223 consultas. Destas, 10.599 foram de em dermatologia, 1.731 em pneumologia e 26.522 em DST/AIDS. O número inclui, ainda, 5.371 consultas ao Ambulatório do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais. Ao todo, 23.405 procedimentos médicos, num total de 67.628 ações de atendimento.
"Essas ações de atendimento à saúde da população foram realizadas no cumprimento da missão do Cermac, que é garantir a assistência secundária especializada e humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, nas ações e serviços de apoio diagnóstico de Média e Alta Complexidade ambulatorial, buscando sempre níveis de excelência", disse a diretora a diretora geral Cresa Moreira Pinto.
O Cermac presta apoio técnico aos municípios na estruturação dos serviços ambulatoriais de Média Complexidade, dentro de sua área de atuação, promove e estimula a divulgação de conhecimento técnico científico entre os profissionais de saúde das especialidades desenvolvidas.
Para Cresa "esse resultado satisfatório pode ser atribuído ao trabalho integrado das três gerências (Técnica, Administrativa e de Gestão de Pessoas), dos três Ambulatórios (de DST/ AIDS e Tuberculose, de Dermatologia Sanitária e do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais) e dos dois setores (de Unidade de Diagnóstico por Imagem e de Informação, Estatística e Agendamento) do Centro".