O governo do Estado pretende anunciar, em 5 de fevereiro do ano que vem, a Organização Social da Saúde (OSS) que vai administrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Cuiabá. O edital de chamada pública foi divulgado, esta semana, apontado que as entregas dos envelopes com as propostas de trabalho e a habilitação, por parte das interessadas, deve acontecer em 14 de janeiro. As análises acontecem nos dias 15 e 16, com prazo para recursos.
O edital aponta que SAMU disponibilizará atendimento pré-hospitalar Móvel de Urgência e Emergência chegando precocemente à vítima, após ter ocorrido um agravo a sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, inclusive às psiquiátricas) que possam levar ao sofrimento, sequelas ou mesmo a morte, prestando-lhe atendimento e/ou transporte adequado a um serviço de saúde, devidamente hierarquizado e integrado ao Sistema Único de Saúde, com funcionamento ininterrupto nas 24 horas.
O documento mostra que que a vencedora da concorrência atender todas as chamadas de emergência, além de efetuar no mínimo 2 mil atendimentos com envio de unidade móvel, com produção mensal progressivamente maior, de acordo com o aumento de bases descentralizadas, com cobertura total do Estado até 2014. Não há limite máximo de atendimento. Deve ainda realizar atendimento dentro do tempo resposta mínimo de 10 minutos, médio de 15 minutos e máximo de 25 minutos dentro da área urbana; com cobertura no raio de 100 quilômetros com tolerância de tempo resposta de até 1 hora.
O valor contrato deve ser divulgado logo que confirmado nome a organização social que vencer o chamamento público.