O Aeroporto João Batista Figueiredo teve recorde de movimentação de cargas aéreas no ano passado, de acordo com o levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), ao qual Só Notícias teve acesso. Foram transportadas 601 toneladas de diversos produtos, registrando o maior volume da história do terminal e um aumento de 17,55% em relação a 2023.
No relatório mensal, aparece janeiro com 41,9 toneladas, fevereiro 43.9, março 50,8, abril 49,34, maio 50,8, junho 51,3, julho 50,5, agosto 48,6, setembro 54,1, outubro 57,1, novembro 55,2 (recorde mensal) e dezembro 47,2 mil.
Os produtos que podem ser transportados por via aérea são variados, incluindo eletrônicos, medicamentos, perecíveis, bens de luxo, cargas urgentes, entre outros. Um dos fatores para o aumento do transporte aéreo de cargas é principalmente pela sua agilidade, pois as aeronaves são mais rápidas do que outros modais de transporte.
Outra vantagem é ter controle e segurança ao identificar, manusear e guardar as mercadorias, para evitar problemas como avarias, extravios e furtos. O transporte de mercadorias em aviões também tem menor índice de criminalidade e conta com sistemas de rastreamento eficientes para acompanhamento em tempo real, aumentando a confiabilidade e segurança das cargas e aeronaves.
Conforme Só Notícias já informou, no ano passado, o aeroporto de Sinop registrou o maior número de passageiros na história com 390 mil embarques e desembarques, se destacando como segundo maior aeroporto do Estado.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.