PUBLICIDADE

Estudantes do IFMT de Sorriso conquistam ouro na Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

PUBLICIDADE

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso estiveram, na semana passada, em Barra do Piraí (RJ), onde participaram da 66ª Jornada de Foguetes, que faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Nesta edição, o Campus Sorriso foi representado no evento por três equipes que competiram no nível 4 da Jornada, e todas voltaram para casa com o título de campeãs na competição. A Equipe “Space Shooters”, formada pelos estudantes Maria Gabriela Rosa Soares, Gabriel Henrique Spaniol e José Aparecido Dias da Silva Júnior, alcançou a marca de 309,8 m, sendo o 3º melhor resultado nesta edição da Jornada. Já a equipe 35, formada pelos estudantes Victor Hugo Fabris, Arthur Henrique de Melo von Dentz e Emanuel Brito Zacharias, alcançou a marca de 271,3 m, enquanto a equipe “Ragatangos”, formada pelos estudantes Jeniffer Mayara Silva do Nascimento, Carlos Eduardo dos Santos Lourenço Dias e Jullyana Amorim Cantanhede, alcançou a marca de 236,7 m. 

A premiação recebida pelas equipes é “mais um marco na história do IFMT Campus Sorriso na competição, ao lado de outras medalhas e troféus acumulados desde o ano de 2014”, destacou a instituição. Uma das premiações mais recentes aconteceu no mês de dezembro, na qual a equipe “Space Shooters” “foi a 1ª equipe mato-grossense a conseguir ouro no lançamento com propelente sólido, com a marca de 269,3m”, comenta a servidora Lucineia Rosa Soares, que acompanhou os alunos na viagem ao Rio de Janeiro.

A Jornada é um evento nacional no qual estudantes de diferentes municípios brasileiros competem pelo lançamento mais distante de um foguete construído a partir de materiais simples, como garrafas pet, PVC expandido e fibra de carbono, utilizando bases feitas com canos e conexões galvanizadas ou de PVC. As equipes são divididas em diferentes níveis, conforme o grau de complexidade dos foguetes desenvolvidos.

O sistema de premiação utilizado pela Jornada leva em conta faixas de distância alcançada pelos foguetes dos competidores em seus lançamentos. Dessa forma, todas as equipes que superaram uma determinada marca se enquadram para receberem medalhas e troféus de campeão, vice-campeão ou de honra ao mérito, conforme o caso.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE