PUBLICIDADE

UFMT tem sete subprojetos aprovados e recebe R$ 15,5 milhões

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) divulgou esta semana o resultado final da chamada pública Identidade Brasil – Recuperação e Preservação de Acervos, que contemplou sete subprojetos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), totalizando um montante superior a R$ 15,5 milhões.

A chamada pública visa selecionar propostas para financiamento de projetos institucionais voltados à preservação, digitalização, pesquisa e restauração de acervos mantidos por museus, bibliotecas, arquivos e demais instituições responsáveis pela guarda de patrimônio material relevante. A universidade submeteu duas propostas, uma na linha de acervos científicos e outra na linha de acervos históricos; os subprojetos foram submetidos dentro dessas propostas.

“O resultado final desta chamada é muito significativo para a universidade nesse momento, no qual estamos iniciando a nossa gestão e fazendo todo o esforço possível para que as nossas pesquisas e os nossos pesquisadores sejam valorizados”, afirmou a reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, destacando que um dos projetos aprovados é referente ao Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (Musear), ligado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

A execução desses projetos resultará em melhorias significativas na preservação e divulgação dos acervos e coleções culturais e científicas, informou a instituição.

Além dos acervos científicos, os acervos históricos do Cineclube Coxiponés e do Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) também foram contemplados. De acordo com a Pró-Reitora de Cultura, Extensão e Vivência, professora Lisiane Pereira de Jesus, esses são laboratórios multiusuários de pesquisa e extensão, além de equipamentos culturais importantes para a universidade.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo federal confirma nova edição do concurso nacional unificado com 3.352 vagas em 35 órgãos

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)...

Audiência na Assembleia debate avanço da chikungunya, dengue e zika em Mato Grosso

A Assembleia Legislativa realizou hoje audiência pública para debater...

Governador de Mato Grosso vai ao STF contra execução de emendas

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, ajuizou uma...
PUBLICIDADE