As unidades de saúde de Lucas do Rio Verde estarão decoradas, este mês, com a cor rosa com objetivo de chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção ao câncer de mama. O "Outubro Rosa", como é chamada a campanha, surgiu em 1997, nos Estados Unidos. Atualmente, o evento faz parte do calendário de saúde de vários países. Em Lucas, durante todo o mês, serão realizadas palestras nas salas de espera das unidades e nos grupos de saúde.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Franciele de Carlo, o objetivo da iniciativa é conscientizar as mulheres sobre a necessidade de realizar o autoexame periodicamente e, caso seja detectado qualquer alteração, a mamografia.
A campanha e o incentivo ao autoexame são voltados para todas as mulheres, principalmente, aquelas com histórico da doença na família. No caso da mamografia, o Ministério da Saúde estabelece que toda mulher com idade acima de 50 anos deve realizar o exame pelo menos uma vez a cada dois anos.
A coordenadora explica que o autoexame é a maneira mais simples de detectar qualquer alteração nos seios. "O ideal é apalpar os seios cerca de uma semana após o término do período menstrual. Se a mulher fizer o autoexame com frequência, quando houver alguma alteração, ela vai perceber."
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.
Para 2012, a estimativa brasileira é de 52.680 novos casos da doença. Em relação a taxa de mortalidade, em 2010, 12.852 morreram por conta da doença, sendo 147 homens e 12.705 mulheres. A coordenadora ressalta que o autoexame é a única forma de detectar a doença logo no início e aumentar as chances de cura