Mato Grosso receberá aproximadamente R$ 175,6 mil do Ministério da Saúde para capacitar profissionais na área de prótese dentária. A iniciativa faz parte do Programa de Formação Profissional de Nível Técnico (Profaps). O montante destinado nacionalmente atinge R$ 6 milhões. A meta é que com os recursos seja possível qualificar em um ano cerca de 2 mil novos técnicos em prótese dentária em todo o país.
A carga horária do curso terá no mínimo 1,2 mil horas que serão distribuídas entre atividades teórica e prática. Além disto, o curso contará com estágio supervisionado complementar. As secretarias estaduais de Saúde poderão utilizar as suas escolas técnicas que tenham curso na área e, na ausência destas, contratará escola técnica que tenham este curso reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação.
O Programa Brasil Sorridente constitui uma série de medidas que têm como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população. Atualmente, existem 21.602 Equipes de Saúde Bucal (ESB) no Brasil.