O Instituto Pernambucano de Assistência em Saúde (Ipas) foi habilitado para gerenciar o Hospital Regional de Alta Floresta. O edital com o resultado da sessão pública de chamamento, realizada na sexta-feira (14), em Cuiabá, foi divulgado hoje. Agora, a comissão de licitação inicia a segunda etapa que é a análise da proposta de trabalho da Organização Social de Saúde. Se aprovada, esta OSS deve ser declarada vencedora da concorrência em breve.
A unidade vem sendo gerida pelo Ipas, desde abril, em caráter emergencial, devido a rescisão do governo com Instituto Social Fibra – que havia vencido o primeiro chamamento público – por conta do não cumprimento de cláusulas contratuais. Se declarado vencedor, o instituto assume a unidade permanentemente desempenhando além do gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde. Pelos três primeiros meses isso deve acontecer em cogestão com o Estado. Depois desse período, ela segue na administração sozinha.
Conforme Só Notícias já informou, expectativa era que, no mínimo, 410 atendimentos ocorram ao mês, após a ativação completa de todos os serviços geridos pela organização social. Trabalhos de urgência e emergência deverão funcionar 24 horas por dia, todos os dias. A meta é que 1,4 mil pacientes sejam atendidos ao mês, progressivamente.
A instituição paulista Pró-Saúde (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar) também havia entrado na nova concorrência, no entanto, a comissão examinadora a considerou inabilitada. Foi apontado que seu cadastro veda a prestação de serviços de pronto socorro e em unidade para atendimento de emergência. Ela ainda pode recorrer.