O diretor da Fundação Comunitária de Saúde de Sinop (Hospital Santo Antônio) Wellington Radal, acredita que, em 30 dias, técnicos do Ministério da Saúde inspecionem o terreno para construção do Hospital do Câncer. A área, com 12,6 mil metros avaliadas em R$ 3 milhões, foi doada em julho, para a fundação, pela Colonizadora Sinop. A partir da vistoria, já começa ser analisada a possível estrutura da unidade que o diretor previu, ao Só Notícias, entrar em funcionamento em junho ou julho de 2014. Recursos do governo federal devem ser investidos.
Parte da área doada será utilizada para a construção do hospital do câncer, já que o espaço também deve ser destinado para ampliação dos setores do Hospital Santo Antônio. A instituição, que já possui uma ala de Oncologia, também prevê implantar os serviços de Radioterapia e Braquiterapia, além de outros procedimentos ligados ao setor.
O hospital foi habilitado como unidade de assistência de alta complexidade em oncologia, pela Secretaria de Atenção à Saúde, veiculada ao ministério do setor, em dezembro do ano passado. A portaria publicada apontou que custeio do impacto financeiro gerado, vai ocorrer por conta o orçamento do próprio ministério.
O plano diretor do Hospital Santo Antônio prevê a instalação de mais 50 leitos de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ampliação de 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 25 leitos de internação de outros convênios. Ainda serão ampliadas a área de apoio para funcionários, área de atendimento de consultórios, apartamentos e estacionamento. Também será construído um novo centro cirúrgico obstétrico e uma creche para atender aos filhos dos funcionários.