A Secretaria Estadual de Saúde começa, hoje, a desenvolver a campanha nacional de atualização do cartão de vacinas das crianças. O objetivo é avaliar as cadernetas, atualizando o esquema vacinal de acordo com o calendário básico. O procedimento segue até dia 24 deste mês. Neste período, os pais deverão levar os filhos aos postos acompanhados da caderneta, que será avaliada. Caso alguma vacina não tenha sido aplicada, a criança receberá a dose na hora.
Conforme a secretaria, o trabalho é necessário pois há casos de algumas mães que iniciam o esquema vacinal mas não concluem achando que seu filho já esta protegido, no entanto, algumas vacinas só conseguem garantir a proteção contra a doença que foram produzidas depois de três doses e um reforço.
De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha para a vacinação em dia é uma estratégia onde estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
A partir desta campanha, passam a fazer parte do calendário básico a vacina pentavalente (no lugar da tretavalente, incluindo agora a dose contra Hepatite B) e que será aplicada aos dois, aos quatro e aos seis meses da vida e, a VIP – vacina inativada poliomielite.