O Sistema Único de Saúde (SUS) inicia, no dia 18 de agosto, a segunda etapa de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2012. Em Lucas do Rio Verde, a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde. A meta, segundo o secretário Pascoal de Oliveira, é vacinar aproximadamente quatro mil crianças.
"A nossa expectativa é vacinar 100% das crianças desta faixa etária. Todas as crianças que receberam a primeira dose e aquelas que não receberam, devem ser vacinadas agora. Se a criança estiver no dia se sentindo mal, com algum problema, o ideal é levar ao posto de vacinação. Lá o profissional vai avaliar se deve ou não vacinar essa criança", explicou o secretário.
Conforme Oliveira, é importante que os pais ou responsáveis levem com sigo a carteirinha de vacinação das crianças. "É importante porque se tiver alguma vacina em atraso, ela será colocada em dia".
Todas as crianças menores de cinco anos mesmo aquelas que tomaram a primeira dose, devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. No dia D, que será em 18 de agosto, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para serem imunizadas.