O Corpo de Bombeiros foi acionado, ontem, para um incêndio em um silo de uma fazenda próximo a Campo Verde (a 131 km de Cuiabá). Ao chegar, por volta das 8 horas, os militares verificaram que um dos secadores do silo estava em chamas.
Antes de iniciar o combate ao fogo, a equipe avaliou a área e identificou que a estrutura do secador apresentava riscos à segurança. Além disso, o incêndio já havia se alastrado para um secador próximo, causando um foco de maior proporção devido aos grãos em seu interior.
Para o combate, os bombeiros adotaram uma estratégia que consistia em iniciar o controle do fogo a longa distância, utilizando um caminhão munck com gaiola para direcionar a água à parte superior dos secadores.
Em seguida, foi realizado o combate direto, através das escadas que davam acesso à escotilha superior e às aberturas dos exaustores. No entanto, as estruturas apresentaram riscos à segurança e a equipe retornou a estratégia inicial, dessa vez, elevando os militares com o auxílio de um guindaste com cesto.
Devido aos danos causados pelo fogo, a estrutura de um dos secadores entrou em colapso e foi necessário reposicionar as viaturas e máquinas para continuar o combate. Durante a ação, foram utilizados aproximadamente 130 mil litros de água e 80 litros de líquido gerador de espuma (LGE).
Por volta das 23h, após horas de trabalho intenso, o fogo foi completamente extinto e, em seguida, o rescaldo foi realizado. Não houve feridos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.