As pesquisas sobre biodiversidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foram destaque no evento “Amazônia para Amazônidas: Vozes que Ecoam”, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA) esta semana. A iniciativa faz parte das ações preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA). O evento teve como objetivo fortalecer as Universidade Federais da Amazônia Legal em prol do conhecimento e da geração de políticas públicas ambientais para este bioma.
O professor Domingos de Jesus Rodrigues, do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) do Câmpus de Sinop, representou a UFMT no evento. Ele apresentou as pesquisas realizadas pela UFMT no Bioma Amazônico através do programa de pesquisas em Biodiversidade (PPBio).
“Também abordamos as parcerias da UFMT com instituições amazônicas, como universidades e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), para a produção de conhecimento sobre biodiversidade e processos ecossistêmicos. Essas informações são essenciais para subsidiar políticas públicas ambientais e sociais”, explicou o professor.
O evento reuniu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, além de representantes de órgãos governamentais, comunidades indígenas, movimentos sociais, fundações de apoio à pesquisa e cientistas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.