A Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde promove, dia 23, o mutirão de rastreamento da hanseníase, Com o objetivo de diagnosticar e garantir tratamento adequado, que é pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dura de seis meses a um ano e consiste no uso de medicamentos. Será na unidade de saúde do bairro Jardim Alvorada (PSF IV), das 8h às 11h, no entanto toda população pode participar do mutirão. São oferecidas 30 vagas e para garantir o atendimento. O agendamento é pelo telefone 3549 2380.
A coordenadora da Atenção Básica, Franciele de Carlo explica que o mutirão consiste em orientações médicas, exames clínicos que podem diagnosticar a doença e o encaminhamento dos pacientes ao tratamento.
A hanseníase é uma doença crônica, causada pela infecção do bacilo Mycobacterium leprae. Apesar da alta capacidade de disseminação, nem todos infectados adoecem. Os principais sintomas da doença são manchas brancas ou vermelhas na pele, redução da sensibilidade, formigamento, olho seco e nariz entupido.