PUBLICIDADE

Mato Grosso registrou 6 mortes por meningite em 4 meses

PUBLICIDADE

Mato Grosso já contabiliza 64 casos de meningite e 6 mortes pela doença entre janeiro e maio de 2012. Foram registrados todos os tipos da doença, inclusive as 2 formas mais graves, que resultaram nas mortes. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, 4 óbitos foram pelo tipo meningocócica e 2 pelo haemophilus, a forma bacteriana da doença. O caso mais recente é da menina Letícia Graziela de Oliveira, 4, moradora do bairro Vitória Régia, em Várzea Grande que morreu na noite de sábado (26) após ser transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Cáceres (225 Km a oeste de Cuiabá) porque os Prontos-Socorros de Cuiabá e Várzea Grande não dispunham de vagas.

Durante todo o ano de 2011 foram notificados 206 casos da doença no Estado e 31 mortes. Sendo 25 casos de meningite meningocócica e 36 da bacteriana. A Secretaria alerta a população mato-grossense para os cuidados a serem tomados com as meningites, principalmente no período das chuvas, onde costuma ocorrer aglomeração de várias pessoas num mesmo local. Esta época do ano é propícia para a disseminação das meningites meningocócicas e haemophilus , as formas mais graves da doença que nesse ano já somam 13 casos.

Embora as meningites se manifestem durante o ano inteiro, a gerente de Vigilância Epidemiológica da SES, Valéria Cristina da Silva lembra que as ocorrências aumentam em períodos de inverno e chuvoso, quando as pessoas costumam ficar em ambientes fechados que facilitam a transmissão da doença. "É importante manter o ambiente arejado sempre, com boa ventilação e entrada da luz solar. Nestas condições é mais difícil a transmissão da doença", reforça.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE