A campanha nacional contra gripe encerrará no dia 1º de junho (sexta-feira). A prorrogação foi anunciada pelo Ministério da Saúde, hoje. Inicialmente, o término estava previsto para amanhã em todo o país. A mudança é devido aos baixos índices de cobertura nos Estados. Nacionalmente, 15,8 milhões de pessoas haviam sido vacinadas, o que representa apenas 52,4% do público alvo.
Em Mato Grosso, 208,3 mil foram imunizados até o momento, o que representa 49,01% da meta, que é de 425,1 mil pessoas entre crianças de seis meses a dois anos, idosos, grávidas, índios e profissionais da saúde. A taxa de cobertura é a menor do Centro-Oeste.
A campanha é para crianças entre seis meses e dois anos; grávidas em qualquer fase da gestação; indígenas, idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação – ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Já quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.