A campanha nacional contra gripe termina nesta sexta-feira e apenas 41% da meta prevista para Mato Grosso, que é de 425,1 mil pessoas, foi imunizada. De acordo com o Ministério da Saúde, este é o menor percentual da região Centro-Oeste. Goiás tem o maior desempenho (56,56%), seguido por Distrito Federal (47,3%) e Mato Grosso do Sul (42,93%).
Juntos, vacinaram 48,94% do previsto, que é de pouco mais de 2 milhões de habitantes e, tem o segundo melhor desempenho nacional. A frente está apenas o Sul, que teve a maior adesão até o momento, 51,02% ( o que representa 2,3 milhões de pessoas). O menor percentual é no Nordeste ( 42,15%, ou seja, 5,5 milhões de pessoas foram vacinadas).
A campanha é para crianças entre seis meses e dois anos; grávidas em qualquer fase da gestaçsão; indígenas, idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação – ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Já quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.