Quatorze secretários municipais de saúde da região e a direção da Organização Social de Saúde (OSS), responsável pela administração do Hospital Regional de Sorriso, estiveram reunidos, hoje, em Sinop. A reunião foi para esclarecer as regras de funcionamento da organização em relação aos municípios. De acordo com o secretário de Sinop, Mauri Rodrigues, ficou acertado que o Escritório Regional de Saúde será o responsável pela regulação das vagas. “Até o momento os municípios faziam a solicitação direto com o hospital e era complicado porque são 14 municípios, agora o escritório irá se responsabilizar por isso”.
A OSS que passou a gerenciar o Hospital de Sorriso no início de abril apresentou para os secretários os dados relativos de 1º a 20 de abril. No período 840 consultas ambulatoriais e 1.648 atendimentos na central de pronto atendimento foram realizados. Os dados também apontam a realização de 55 cirurgias gerais, (destas 20 eletivas e 35 de urgência/emergência), atingindo 43% da meta que é realizar 128 cirurgias eletivas/mês; além de 103 cirúrgicas obstetrícias (duas eletivas e 101 emergência/urgência), com 61% da meta inicial alcançada, estabelecida em 170 intervenções e 78 cirurgias ortopédicas (duas eletivas e 76 urgência/emergência). A meta para cirurgias ortopédicas é de 102 intervenções mês, inicialmente a OSS atingiu 76%. No total, até o momento 236 cirurgias foram realizadas.
De acordo com Mauri um dos pontos centrais é a necessidade de aumentar o numero de cirurgias eletivas, o que, de acordo com a direção da OSS passará a acontecer a partir de maio. O Hospital conta com 125 leitos, destes 10 para Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) Adulta e 10 para UTI Neo Natal.