Sinop e Sorriso estão na lista dos municípios com prioridade do Estado para ser desencadeada força tarefa contra a dengue. Ontem, as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande receberam maquinários da Secretaria do Estado de Cidades para fazer limpeza nos bairros com maior infestação de mosquitos que transmitem a doença. A ação deve durar 60 dias.
Depois, a cessão das máquinas deve ser feita para outras cidades entre elas Sinop e Sorriso, que estão entre as que estão com maior número de casos. Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças também estão na lista. De acordo com a Secretaria de Cidades, apesar dos outros municípios não terem pedido de ajuda, também podem receber os maquinários devido o risco de epidemia.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Oberdan Lira, entre os critérios para que seja feita a parceria, estão municípios mais populosos, com elevado índice de infestação do mosquito transmissor e também de contaminações.
Sinop teve o segundo maior número de casos de janeiro até agora. Foram 1.832 notificações. O maior número foi registrado em Cuiabá, com 3.087 casos, sendo 16 graves. Em Várzea Grande há 1.296 e, em Rondonópolis, 238.
De janeiro a abril 12.703 pessoas já foram contaminadas no Estado.