Os primeiros três meses do ano já superaram os números de casos de dengue de todo o ano passado, em Lucas do Rio Verde. Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mirian Campos, o fato é muito preocupante "porque temos 214 notificações e 15 casos confirmados, até o momento. A gente tem a presença do vetor em todos os bairros da cidade, o que causa muita preocupação até porque o Estado já identificou o soro tipo 4 e, se uma única pessoa infectada vier para o município, poderá desencadear um surto de dengue", alertou Miriam.
Durante todo o ano passado, Lucas do Rio Verde teve 142 notificações, com 34 casos confirmados. O bairro com maior incidência do mosquito que transmite a dengue é o Rio Verde.
A rede privada de saúde tem kits capazes de diagnosticar se uma pessoa está com dengue, em menos de 24h. O secretário de Saúde de Lucas do Rio Verde, Pascoal de Oliveira, explica que o município está levantando o custo benefício para saber se vale a pena disponibilizar os kits na rede pública. "Possuímos uma demanda bastante grande de usuários do SUS e, se não fizermos uma triagem muito bem feita, teremos que utilizar um elevado número de kits, que acabaria onerando os cofres públicos e tornando inviável a compra desse material", explicou Pascoal.