O departamento de Vigilância Ambiental deve intensificar os trabalhos de prevenção contra a dengue. Entre as medidas estão as visitas em escolas, palestras, borrifações de veneno em áreas onde os casos são notificados e outras, que devem ser desenvolvidas até abril, quando o período chuvoso ainda é considerado intenso, segundo o coordenador do setor, Claudiomiro Vieira.
No município, os registros da doença caíram 82% no primeiro bimestre deste ano. Conforme Só Notícias informou, em janeiro e fevereiro, foram 21 casos identificados enquanto, no mesmo período do ano passado, somaram 116. O índice de infestação também diminui. No primeiro mês, atingiu 1,46% (considerado estado de alerta pelo Ministério da Saúde) enquanto fevereiro passou para 0,9% (percentual satisfatório).
As reduções, segundo Claudiomiro, foram reflexos de campanhas desenvolvidas durante o período, incluindo na semana de carnaval, quando foram feitas panfletagens sobre a doença, visitas orientativas em escolas e propriedades privadas.
Em Mato Grosso, conforme Só Notícias informou, a Secretaria Estadual de Saúde registrou até a última semana pelo menos 5,5 mil notificações da doença. No mesmo período do ano passado atingiram 3,6 mil.