O Ministério da Saúde desenvolverá, em março, em 63 cidades mato-grossenses inclusas no programa Saúde na Escola, ações de prevenção e controle da obesidade. Será uma semana de mobilização nas escolas públicas. O objetivo inclui o debate do problema também com os pais, já que 1/5 da população infantil é atingida com a obesidade. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff, ontem. A iniciativa é de atender, no país, 11 milhões de alunos com 5 a 19 anos. Com o controle da obesidade, é buscado também a prevenção de outras doenças, como hipertensão e a diabetes.
Uma pesquisa elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2008/2009, aponta que uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.
O programa está em desenvolvimento desde 2007 e, para este ano, o Governo Federal estima que mais de 50 mil escolas em 2,5 mil municípios brasileiros implementarão metas e ações de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.