A cobra cascavel (Crotalus durissus) foi encontrada em garagem da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, esta tarde, às margens da rodovia federal (BR-163), no bairro Verdes Campos. Não houve registro de ataques envolvendo o animal, segundo informações do Corpo de Bombeiros.
As equipes foram acionadas por servidores, após serem surpreendidos pela presença da serpente. A captura foi executada com auxílio de equipamentos convencionais como o cambão e pinça de manejo. Ao ser verificado que o réptil estava saudável, foi feita a soltura em área de mata além dos limites da cidade.
De acordo com dados do Instituto Butantan, essa é a única espécie de cascavel situada no território brasileiro, sendo comumente encontrada em todas as regiões. Seus habitats mais comuns são campos abertos, compostos por vegetação rasteira, como áreas do cerrado e caatinga.
Ela atinge até 1,50 metro de comprimento e possui peçonha neurotóxica, que afeta a mobilidade dos músculos e pode causar graves danos à saúde. Com hábitos noturnos, o animal geralmente se alimenta de pequenos mamíferos, como roedores, mas também pode predar aves e lagartos.
A cascavel, ainda conforme o Butantan, possui uma forma muito particular de se defender de predadores. Na ponta de sua cauda, a cascavel possui um guizo (chocalho) que, ao ser agitado, provoca um som inconfundível, mandando uma “mensagem de aviso” a potenciais ameaças.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.