PUBLICIDADE

Cuiabá: seminário Integralidade na Saúde reúne palestrantes de renome nacional

PUBLICIDADE

Entre os dias 13 e 16 de agosto, Cuiabá vai receber o XXII Seminário Integralidade na Saúde, que vai discutir a construção social da demanda por cuidado, saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde, o trabalho em equipe e os espaços de controle social, dentre outros assuntos. Trata-se de um seminário nacional com mais de 40 palestrantes e painelistas de renome nacional e previsão de 500 participantes entre servidores da Saúde Pública, secretários de saúde, prefeitos, organizações sociais representantes dos usuários, estudantes e profissionais da saúde. A participação é gratuita, inclusive para os minicursos com carga horária de até 8 horas, ministrados por pesquisadores das instituições envolvidas no projeto.

As atividades serão desenvolvidas em três ambientes, na Universidade Federal de Mato Grosso, Escola de Saúde Pública e Hotel Fazenda Mato Grosso (veja programação anexa).

A proposta é unir os diferentes nichos acadêmicos, tecnológicos, atores políticos e profissionais envolvidos com a saúde coletiva, em uma troca de experiências que busca, entre outros benefícios, a humanização no atendimento; a integração entre ensino, pesquisa e extensão; e a divulgação de práticas inovadoras relacionadas à organização e atuação das instituições de saúde.

Entre os temas a ser abordados estão a gestão democrática e humanização do cuidado, trabalho em equipe e educação permanente para o Sistema Único de Saúde, atenção domiciliar em saúde, planejamento em saúde para gestores municipais, usuários e trabalhadores da área da saúde pública.

Ao longo do seminário também será montada a tenda Paulo Freire, organizada por diferentes entidades e que vai abordar as práticas populares do cuidado à saúde. A tenda trará atividades como espaço de rodas de diálogos, troca de saberes e experiências, apresentações culturais, salas de cuidado com aplicações de Reik, massagens, benzimentos, feira popular, chás, corredor do cuidado, tudo com muito aconchego.

O evento é realizado pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), certificado em 2004 como Grupo de Pesquisa do CNPq, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE