Atendendo a uma reivindicação dos conselhos municipal e estadual de Saúde, o secretário de Saúde de Cuiabá, Kamil Fares, celebrou, ontem, contrato que devolve ao MT Hemocentro os serviços da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue do Pronto Socorro da capital. Há um ano, o abastecimento do Banco de Sangue do hospital vinha sendo feito por uma empresa privada, contratada em 2012.
De acordo com o secretário, a proposta de devolver o Banco de Sangue ao Hemocentro atende a uma determinação do prefeito Mauro Mendes, que visa promover a união entre as instituições de saúde do Estado e município no sentido de melhorar a atenção à saúde em Cuiabá. "Nesta integração ganham os dois níveis de governo. O estado reforça um serviço que vinha sendo subutilizado e Cuiabá passa a contar com a qualidade e a segurança dos hemoderivados oferecidos pelo Hemocentro", avaliou Kamil Fares.
Para o diretor-técnico do Hemocentro, o médico Victor Rodrigues, reassumir o Banco de Sangue do Pronto Socorro, a maior unidade hospitalar de Mato Grosso, representa uma vitória para os funcionários da instituição, que foram treinados e qualificados para a função. "É uma reafirmação do próprio Sistema Único de Saúde, que preconiza que o fornecimento de sangue na rede pública de saúde seja 100% público. É um sangue rigorosamente fiscalizado, com risco mínimo para o paciente", garantiu o diretor.
Para a diretora do MT Hemocentro, Eliana Rabani, a retomada dos serviços segue a política estadual de Saúde no que se refere às doenças ligadas ao sangue e à oferta e armazenamento de hemoderivados no Estado. "Nossa meta é garantir a cobertura e, ao mesmo tempo, possibilitar o acompanhamento e avaliação do cumprimento de metas pactuadas, além da garantia de hemocomponentes em qualidade e quantidades suficientes para atender a demanda de Cuiabá e do Estado, visto que a unidade oferece serviços também nas áreas de hemoterapia e hematologia".