A Secretaria Municipal da Saúde começou a primeira atividade da semana do diabético, contemplando a comunidade atendimento na Unidade de Saúde da Família PSF III. Os profissionais da enfermagem, agentes de Saúde e auxiliares atenderam diversas pessoas de diversas idades, que aproveitaram para aferir glicemia, pressão, peso. A programação da Semana do diabético prossegue até sexta-feira, na mesma Unidade de Saúde, a partir das 7h às 11h e das 13h às 17 hs.
"O diabetes não tem cura, mas pode ser controlado. A doença trata-se da alta taxa de açúcar no sangue, uma deficiência na produção de insulina, responsável por levar o açúcar presente na corrente sanguínea para dentro da célula, como se fosse um caminhãozinho ou alguma deficiência no pâncreas, o açúcar passa a se acumular não sangue, tornando a pessoa diabética", explicou a enfermeira Silmara de Souza.
Na Unidade de Saúde da Família PSF III, até o momento estão cadastrados 36 casos de diabetes. Mas, no município são mais de 150 pessoas. Estas campanhas nos auxiliam na identificação dos casos, muitas vezes a pessoa tem e não sabe, estamos aqui para cuidar da nossa população, a doença não tem cura, mas tem controle, porém os fatores de risco como a herança genética, o excesso de peso, a vida sedentária e a idade acima dos 40, pedem mais atenção, por isso são indicados os exames periódicos explicou a enfermeira.
Amanha é "comemorado" o Dia Nacional do Diabetes, devido ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo e o crescente de sua incidência, a Secretaria de Saúde fará amanhã, a partir das 13horas no PSF III – uma palestra sobre o assunto com a nutricionista Raquel Muller.