PUBLICIDADE

Sinop: implantes dentários serão disponibilizados pela rede pública

PUBLICIDADE

Sinop é o primeiro município de Mato Grosso a realizar implantes dentários pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O termo de convênio foi assinado, hoje, pelo secretário municipal de Saúde, Francisco Specian Junior, e o representante de uma empresa autorizada pelo Ministério da Saúde. A colocação dos implantes iniciará em julho.

Inicialmente, serão 50 implantes mensais, “funcionais e não estéticos, destinados àquelas pessoas que não tem mais dentição nenhuma, que usam dentadura e sofrem com o deslocamento da mesma. Em um passado recente, a extração de todos os dentes era bem comum, as pessoas optavam por isso ao invés de restaurar”, explicou o secretário.

Francisco disse que o município conta com mais de 200 pessoas na fila de espera para o procedimento e salienta que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a estimativa é que 12 mil pessoas usem prótese dentária removível (dentadura) em Sinop ou apresentam esta necessidade. Segundo o secretário, há uma demanda já diagnosticada que será atendida com prioridade. Porém, todas as pessoas que tenham a necessidade devem se dirigir aos Programas Saúde da Família (PSF) para avaliação bucal e encaminhamento ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Os pacientes serão atendidos no próprio CEO que disponibilizará o espaço físico e a cadeira adequada, já os implantes e recursos humanos ficam a cargo da empresa especializada. Após o implante, também será disponibilizada a prótese, em dois modelos, com custo de R$ 300 ou R$ 260,10 que serão repassados pelo SUS. Os pacientes devem passar também por exame ósseo para identificar se há necessidade de implante ósseo. Os exames exigidos para o procedimento, como radiografia panorâmica, serão pagos pelo município.

O cirurgião dentista Robson Fernando Lopes, representante da empresa, ressalta os ganhos na mastigação do paciente. “Uma pessoa sem dentição ou com dentição comprometida apresenta apenas 20% do normal da mastigação, com o implante essa porcentagem aumenta para 70% contribuindo de forma essencial para a qualidade de vida”, acrescenta.

Segundo ele, desde que a empresa aderiu ao programa, em junho de 2011, já atendeu 2,5 mil pessoas. O convênio para implantes dentários integra o projeto Brasil Sorridente, lançado pelo governo federal em 2010. Em todo o país, dez cidades realizam o procedimento, entre elas Cianorte, Umuarama e Apucarana no Paraná e São José do Rio Preto e Presidente Prudente em São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE