O transporte de pacientes, medicamentos e equipes de Saúde Indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá passa a ter reforço de 28 veículos novos, todos equipados com sistema de rastreamento via satélite e motoristas com disponibilidade de cobertura 24 horas.
Os veículos foram entregues pelo secretário Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, hoje, na sede do DSEI Cuiabá. "A contratação desses veículos é importante para deixar a gestão da saúde indígena livre para cuidar da qualidade da atenção básica, deixando a administração frota com a empresa contratada", disse.
Os veículos novos, que se somarão à frota do DSEI Cuiabá, beneficiarão 6.964 indígenas que vivem em 108 aldeias, pertencentes a dez etnias, cujos serviços são prestados em dez polos base, 37 postos de saúde e três Casas de Saúde Indígena (CASAI) e serão locados por um ano em contrato que pode ser renovado por mais quatro anos.
O contrato inclui, além da locação de veículos, a contratação de motoristas e os serviços de manutenção. "Estes são os primeiros veículos de muitos outros que vão reforçar nossa estrutura de transporte em todo o país. Começamos a distribuição pelos DSEI com maior acesso por via terrestre como os DSEI Leste de Roraima (RR) e Porto Velho (RO), mas os carros chegarão aos outros quatro DSEI também localizados no Mato Grosso (Xavante, Kayapó Mato Grosso, Xingu e Araguaia), além dos DSEI Tocantins (TO), Guamá Tocantins (PA), Kaiapó Pará (PA), Maranhão (MA), Bahia e Tocantins (TO)", afirmou Antônio Alves.
Para o secretário, o rastreamento por satélite dos veículos vai permitir um rigoroso controle do uso desses veículos e mais transparência na gestão dos contratos. O monitoramento dos veículos permitirá a localização exata dos mesmos, a sua velocidade, o trajeto percorrido a cada deslocamento e para que finalidade o mesmo está sendo utilizado, tudo a partir de um site na internet que pode ser acompanhado pelos gestores da Sesai em Brasília.
O DSEI Cuiabá abrange 16 municípios em uma área que vai da cidade de Cuiabá até a fronteira com a Bolívia