PUBLICIDADE

Ministério libera novas unidades para o Samu em Cuiabá

PUBLICIDADE

Mato Grosso está próximo de renovar 100% de sua frota do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU (192) em Cuiabá que conta com nove equipes para realizar o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O governador Silval Barbosa (PMDB) foi informado pelo secretário de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima que o Ministério da Saúde acolheu o pedido de Mato Grosso e liberou oito novos veículos, mas que ele havia pleiteado mais uma unidade que então completaria o quadro hoje existente na Capital do Estado.

"Formalizei o pedido de mais um veículo que permitiria a totalidade das nove equipes que prestam serviços hoje ao SAMU em Cuiabá", disse o secretário de Saúde, sinalizando que todo o trabalho desenvolvido por sua equipe permitirá a recuperação total dos serviços com automóveis melhor preparados e equipados.

Mauri lembrou ainda da necessidade de se promover mudanças dentro do SAMU com melhores remunerações para os profissionais e com mais condições de trabalho diante do volume de ocorrência que são atendidas diariamente.

Ele apontou que diante do pedido de urgência formalizado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) ao ministro Alexandre Padilha, foi dado prioridade zero para atender Mato Grosso, o que permitirá a fábrica em São Paulo que promova a entrega dos novos veículos na primeira quinzena de junho.

"Aos poucos estamos conseguindo solucionar os nossos maiores obstáculos na área da saúde, mas para isto precisamos de tempo e principalmente determinação para resolver tudo que se apresenta com dificuldade", disse o governador Silval Barbosa, sinalizando que não tem poupado recursos para atender a demanda. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e so- corristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Criado em 2003, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) tem ajudado a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.

Segundo Mauri Rodrigues de Lima a rede nacional SAMU 192 conta com 147 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil, presentes em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, 130 milhões de pessoas (67,73% da população) têm acesso ao serviço em 1.234 municípios do País.

"A intenção do governo do Estado é administrar o SAMU em todos os municípios de Mato Grosso, mas isto demanda um entendimento ainda maior com o Governo Federal já que o SAMU é uma serviço compartilhado entre Governo Federal, Estados e Municípios", explicou o secretário de Saúde.

O governo federal entra com uma contribuição mensal a municípios e estados com projetos aprovados de SAMU, bancando 50% do custeio desses serviços.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estado destina nova leva de medicamentos para a saúde na capital

O governador Mauro Mendes e o secretário estadual de...

Ministério atualiza casos de dengue, chikungunya e zika em Sinop e Sorriso

O Ministério da Saúde renovou, ontem, os dados referentes...

Centro de Assistência Psicossocial de MT realizou 23 mil atendimentos ano passado

O Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho,...
PUBLICIDADE