Cuiabá receberá um centro especializado de reabilitação e uma oficina de órteses e próteses, confirmou, hoje, o Ministério da Saúde. O Estado receberá ainda micro-ônibus para transporte desses pacientes até os serviços de saúde de um total de 20 que serão entregues no país. Além disso, passará a oferecer mais exames no teste do pezinho para diagnóstico de doenças em recém-nascidos e receberá recursos para a qualificação do atendimento a esse público em quatro Centros de Especialidade Odontológica.
O centro prestará serviços de qualidade assistencial em reabilitação que atendem pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, conforme o número de modalidades habilitadas.
Atualmente, as unidades de reabilitação da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência do SUS recebem recursos do Ministério da Saúde por produção. Os centros serão custeados pelo ministério, mensalmente, o que dará sustentabilidade para os serviços, que também deverão ser ofertados integrando todas as modalidades.
Ainda será anunciado quando as obras começarão em Mato Grosso.