O presidente da Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte de Mato Grosso (AENOR), Bruno Rodrigues, declarou ao Só Notícias, que entre as prioridades está a apresentação, à câmara municipal. da adequação do código de obras, aprovado em dezembro de 2022, com o plano diretor, aprovado ano passado. Como o primeiro foi aprovado antes do segundo, alguns pontos estão em desacordo como, por exemplo, os artigos sobre o zoneamento, que define atividades que podem ser desenvolvidos em cada área do município.
A atualização da lei do código de obras entrou em vigor em janeiro do ano passado, padronizando regras e diretrizes para construções e reformas comerciais, industriais, institucionais e visa garantir a segurança, salubridade, conforto ambiental e acessibilidade aos moradores.
Outro projeto em desenvolvimento pela entidade é, em parceria com uma universidade local, para oferecer assistência técnica a famílias carentes para que possam receber o projeto de suas casas, de forma gratuita. A intenção da AENOR é iniciar este ano.
A enrtodade está sediada em Sinop, conta com aproximadamente 650 associados, é uma das 22 entidades de classes que formam o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso – CREA. “Nosso objetivo é defender a classe dos engenheiros e agrônomos. Engenheiros, no plural, porque são muitas engenharias, geólogos também. Uma das nossas principais atividades é trabalhar dentro dos conselhos dos municípios pra que realmente a gente gere desenvolvimento”, esclareceu Rodrigues.