A Secretaria de Estado de Saúde recomenda aos municípios que ainda não atingiram a meta de 80% de cobertura na campanha de vacinação contra a gripe, que intensifiquem as ações e busquem estratégias adequadas para imunizar os grupos prioritários. O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional até o dia 10 de maio, para que as pessoas sejam imunizadas.
A meta em Mato Grosso é vacinar 458.134 pessoas, o que equivale a 80% do público alvo. Até o momento foram vacinadas 152.987 pessoas no Estado, o que equivale a 33,38% do público alvo vacinado. Devem se vacinar idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais da saúde e pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.
É importante que todos os integrantes dos grupos prioritários se vacinem. A vacina contra a gripe protege contra os três subtipos do vírus da doença que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).