A campanha de vacinação contra gripe acabaria amanhã mas foi prorrogada até dia 10 porque menos da metade da meta nacional foi alcançada. Em Mato Grosso, ainda não atingiu metade da previsão feita pelo Ministério da Saúde. De acordo com dados disponibilizados pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, vinculando a pasta, pouco mais de 137,6 mil pessoas foram vacinadas, o que corresponde a cerca de 30% da meta estimada em 458,3 mil pessoas. Inicialmente, a meta era 559 mil. Não foi informado o motivo do aumento.
A regional de Sinop – que é formada por 17 municípios – tem o maior percentual de cobertura registrado até o momento, com 39,49% da meta de 41,4 mil pessoas. Entre as cidades desta regional, Itanhangá imunizou 59,47% do previsto que é 570 pessoas. Em Sinop, onde a meta é alcançar 14,2 mil pessoas, 35,5% da população já recebeu a dose. Em Sorriso avançou 40,7% da meta de 7,5 mil pessoas. Já em Lucas do Rio Verde 57,16% da meta, estimada em 4,7 mil pessoas, foram vacinadas.
A taxa de cobertura mais baixa analisada até ontem foi em São Félix do Araguaia, que é composta por cinco municípios. Nesta, a meta é atingir pouco mais de 3,5 mil pessoas e apenas 11,98% desta meta foi alcançada.
A campanha começou no dia 15 deste mês e, no último sábado (20), foi realizado o dia “D” da imunização.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Devem ser imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, presos, profissionais da saúde além de pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.