A secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde prepara uma série de ações para o janeiro roxo, mês de combate à hanseníase. O município atualizou os dados divulgados pelo Ministério da Saúde esta semana, de 106 para 157 casos da doença. A taxa de cura, de 2023, quando foram registrados 103 casos, foi de 71%. A pasta ainda apura a quantidade de curados do ano passado.
A supervisora de atenção primária à saúde do município, Gabrielle Vidal, esclareceu, ao Só Notícias, que o aumento significativo de casos se deve ao treinamento para diagnóstico feito no ano passado com os profissionais. “Foi feita a realização de uma capacitação com todos os enfermeiros e médicos da atenção primária, além também dos odontólogos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, que fazem parte de uma equipe multidisciplinar, multiprofissional, que auxilia também no acompanhamento e no tratamento dos pacientes com hanseníase”, pontua.
Neste mês, a secretaria realizará ações com os profissionais de saúde sobre prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e enfrentamento ao estigma e discriminação que a doença carrega. Durante visitas domiciliares, será feita a busca por casos ativos e pacientes faltosos, testes de capacidade neurológica e física, acompanhamento dos familiares possivelmente contagiados, capacitação dos pacientes diagnosticados, entre outras ações.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.