Em um mês o número de casos confirmados de dengue caiu 68,58% em Rondonópolis. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde até quinta-feira (21) foram registrados 175 casos do tipo clássico, enquanto em fevereiro foram 557. Nesse período não ocorreu nenhum caso com complicação, porém, houveram dois com febre hemorrágica.
A diminuição ocorreu por causa da força trarefa de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Para a secretária de Saúde, Marildes Ferreira, é importante o trabalho de parceria com a população que aderiu ao projeto e manteve casas e quintais limpos. “A combinação de diversas ações desenvolvidas de forma integrada, como a elaboração do Plano de Contingência, reestruturação das unidades de saúde, realização de mutirões de limpeza, contratação e treinamento de equipes de campo (agentes e supervisores), médicos e outros profissionais da saúde, além do aumento de cobertura dos bairros”, disse.
Para a secretária, outro fator considerado fundamental para livrar a comunidade da ameaça da dengue, é a união de força das diversas secretarias e autarquias, somada à participação da sociedade organizada e a articulação feita pelos representantes do Poder Legislativo. Produtores e empresários do agronegócio contribuíram principalmente com o serviço de limpeza da cidade. “A ação integrada realizada em Rondonópolis mostra o comprometimento de todos com o bem-estar da coletividade e serve de exemplo para outras regiões do Estado e do País”.
De acordo com a assessoria, dentre as notificações feitas de 1º de janeiro a 21 de março, 851 foram totalmente descartadas por não se tratar da doença. Em fevereiro foram 351 descartadas e em março 107.