O número de registro de dengue, de janeiro até o momento, em Sinop, chega 2.206 casos, sendo duas mortes confirmadas e três em investigação. De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado ontem, o município é líder em casos da doença. Em uma semana foram 371 registros. Rondonópolis, antes líder, aparece logo em seguida com 2.155 casos. Cuiabá com 1.244 registros e Várzea Grande 261.
Em Mato Grosso, os números já ultrapassam os 21 mil casos notificados, com 14 mortes, sendo onze confirmadas, Aripuanã (01) Cáceres (01), Campo Novo dos Parecis (01), Campo Verde (01), Carlinda (01), Cuiabá (01), Jaciara (01), Juara (01), Pontal do Araguaia (01) e Sinop (02), Juara (01), Primavera do Leste (01) e Pontes e Lacerda (01). O levantamento aponta que no Estado foram registrados 31 casos graves da doença.
Conforme Só Notícias já informou, em Sinop uma iniciativa da Igreja Católica e da Secretaria Municipal de Saúde, iniciada ontem, visa combater a picada do mosquito Aedes Aegypti com a distribuição gratuita de 50 mil velas de citronela, planta que atua como repelente natural.
Também está sendo realizado mutirão de limpeza em bairros da cidade. Participam da ação agentes da vigilância sanitária, estudantes das escolas públicas e associação de bairros. Além da Secretaria de Obras que trabalha com um cronograma para fazer diariamente a limpeza de valetões.