PUBLICIDADE

Sinop e Sorriso registram queda no número de novos casos de hanseníase; em Lucas dobra

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: assessoria/arquivo)

Mato Grosso registrou 4.084 novos casos de hanseníase no ano passado, 223 deles em Sinop, de acordo com painel atualizado, nesta semana, pelo Ministério da Saúde. Só Notícias apurou que, apesar da diminuição de 5,8% de casos em relação a 2023, o Estado ainda apresenta a maior taxa de detecção da doença no país.

Sinop também registrou queda de 5,5% em relação ao ano anterior, quando foram notificados 236 casos. Em Sorriso, foram notificados 134 novos casos, uma queda de 14,9% em relação a 2023, quando foram registrados 114. Entre as maiores cidades do Nortão, Lucas do Rio Verde apresenta o maior aumento. Houve 122 novos casos, um crescimento de 103,3% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 60.

O próximo 26 de janeiro é o dia mundial contra a hanseníase. Por isso, este mês ganhou a cor roxa para alertar a sociedade sobre o combate à enfermidade. De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas da doença incluem manchas esbranquiçadas e avermelhadas na pele, alteração de sensibilidade, formigamento e dormência. É transmitida através de gotículas da fala, tosse, espirro ou secreções nasais de pacientes com a forma infectante da doença, mas tem controle e tratamento oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme Só Notícias informou, de acordo com a secretaria de Saúde de Nova Mutum, 38 pacientes estão em tratamento de hanseníase e 222 já foram curados.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vagão de carreta-tanque tomba nas proximidades do aeroporto de Sorriso

O último vagão de uma carreta-tanque tombou esta tarde...

Carreta carregada tomba e adolescente morre em Mato Grosso

O acidente de trânsito com uma Scania R500 vermelha...

Homem ateia fogo em namorada por ciúmes em Mato Grosso; vítima internada

A jovem, de 21 anos, denunciou aos policiais militares...
PUBLICIDADE