Lucas do Rio Verde registrou, nos primeiros 15 dias do ano, 223 notificações de dengue. "Temos 60 dias para encerrar as análises, mas provavelmente 70% dessas notificações se confirmarão como dengue", aponta a coordenadora de Endemias, Mirian Campos. O índice de infestação no município também continua elevado, atingindo 1.45. "Isso significa que temos o vetor e pessoas com sintomas de dengue no município".
Dados da Vigilância em Saúde revelam que o município fechou o ano passado com 1.053 notificações, 415 casos confirmados, 488 descartados e 150 ainda aguardando o resultado. Os números são preocupantes se comparados aos resultados de 2011, quando o município fechou com apenas 144 notificações e 35 casos confirmados.
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde iniciou, em dezembro, um grande mutirão de limpeza urbana e combate a dengue. A iniciativa é resultado da união de esforços das secretarias municipais de Saúde, Infraestrutura e Obras, Meio Ambiente e Planejamento, Gestão e Orçamento e tem como objetivo eliminar todos os focos do mosquito transmissor da dengue.
A campanha "Cidade Limpa", como é chamada, deverá contemplar todos os bairros da cidade.