A Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta que já foram registrados 141 casos de dengue em Mato Grosso, somente este ano. Em Cuiabá foram 15 casos; Rondonópolis, 28, e Sinop, dois. Uma pessoa morreu na capital. No mesmo período do ano passado, foram notificados 407 casos, aponta a assessoria da pasta.
No ano passado, Mato Grosso notificou 44.814 casos de dengue. Em Cuiabá foram 10.742 casos; Sinop, 6.284; Várzea Grande, 3.133 e Rondonópolis, 1.540. Foram notificados 25 óbitos, sendo 21 confirmados e quatro ainda em investigação. O quadro epidemiológico, em 2012, caracterizou-se pela circulação simultânea de dois sorotipos virais da dengue, o DENV 1 e a introdução do sorotipo DENV 4 no Estado.
A secretaria recomenda aos municípios que desenvolvam uma série de ações contidas no plano de contingência para prevenção e controle da dengue. Dentre elas, aumentar os trabalhos de notificação; investigação de casos e monitoramentos sempre de forma oportuna; definir estratégias para redução da força de transmissão da doença por meio do controle de vetor e de seus criadouros; sistematizar atividades de mobilização junto a sociedade; fortalecer a articulação das diferentes áreas de serviços, visando a integralidade das ações para o enfrentamento da doença no reforço as ações de articulação intersetorial em todas as esferas de gestão.
Os focos do mosquito transmissor da dengue podem ser combatidos seguindo orientações como a limpeza frequente das calhas dos telhados e dos pratinhos dos vasos de plantas; manter as piscinas limpas; evitar a formação de poças de água; eliminar qualquer tipo de material que possa acumular água; armazenar garrafas ou outros recipientes sempre virados de boca para baixo; manter os pneus em locais cobertos para não acumular água; tampar bem as caixas d`água e os poços.