A Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar 7,5 mil crianças contra o sarampo e a poliomielite no “dia D” da campanha que acontece, no sábado (8). “A meta para pólio são aproximadamente quatro mil crianças de seis meses a quatro anos completos e do sarampo 3,5 mil crianças de um a quatro anos”, explicou a secretária Fernanda Dotto.
Além deste sábado, um segundo “dia D” da campanha será realizado no dia 22 deste mês. Segundo a secretária, é imprescindível a apresentação do cartão de vacinação das crianças. Todas as unidades de saúde da cidade e zona rural estarão aplicando as vacinas.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.
Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas. A transmissão acontece de pessoa pra pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.