O Ministério da Educação (MEC) excluiu a bonificação de 15% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de estudantes de escolas públicas ou privadas de Mato Grosso para acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A resolução havia sido aprovada pelo Conselho da instituição no final de 2023.
Em nota, a UFMT afirmou que “empenhou esforços e manifestou posição em defesa da manutenção do bônus regional, e que mesmo diante da recomendação do MEC para a sua remoção, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFMT votou pela manutenção da bonificação regional como medida de ação afirmativa para o SISU 2025”.
No dia 6 de dezembro, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG-UFMT) realizou a adesão ao SISU garantindo a bonificação.No entanto, no último dia 12, a UFMT foi oficiada pelo MEC para retificar o termo de adesão indicando a necessidade de remoção da bonificação, sob pena de exclusão dessa medida de ação afirmativa pelo próprio Ministério da Educação. Mesmo assim, a instituição manteve a bonificação no SISU, conforme decisão do CONSEPE.
Nesta quinta-feira, a Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior (DPPES) da Secretaria de Educação Superior (SESU) do MEC informou que foi reaberto a adesão do SISU com a exclusão definitiva da bonificação regional. A UFMT afirmou que “lamenta esta imposição do MEC e informa que deliberou pela constituição de uma comissão para definir outras formas de ingresso, para os próximos anos, que melhor atenda a sociedade mato-grossense”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.