PUBLICIDADE

Vacinação antirrábica terá início no dia 6 do próximo mês em Cuiabá

PUBLICIDADE

A campanha de vacinação antirrábica iniciará no dia 6 do próximo mês. A meta é vacinar 82.056 animais domésticos, sendo 54.704 cães e 13.676 gatos até o dia 27. Os donos terão 121 pontos para levar seus animais de estimação para vacinar das 8h às 17h.

Os postos serão divididos por regiões, sendo que a primeira região a ser atendida será a Sul, que compreende os bairros Pedra 90 (etapa 1), Jardim Industriário II, Pascoal Ramos, São Sebastião, Osmar Cabral, Jardim Fortaleza, São João Del Rey, Novo Milenium, Tijucal, Jardim dos Ipês, Jardim Passaredo, Altos do Coxipó, COHAB São Gonçalo, Residencial Coxipó, Parque Atalaia, Parque Cuiabá, Real Parque, Jardim Presidente, Chácara dos Pinheiros, Parque Ohara, Nossa Senhora Aparecida, Parque Georgia, Coophema, Jardim Gramado e Itapajé.

A campanha se estenderá até o último sábado de setembro, mas a vacina permanece disponível durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da capital, localizado no bairro Ribeirão do Lipa. "As pessoas que quiserem vacinar seus animais durante a semana, também poderão procurar o Centro de Controle de Zoonoses, das 8 às 17 horas. Aliás, o CCZ disponibiliza a vacina durante todo o ano, basta procurar a unidade. Neste período, nós fazemos a campanha com o objetivo de imunizar o maior número de animais contra a raiva", explicou a coordenadora de Vigilância de Zoonoses, Alessandra Carvalho.

Ela explicou que serão vacinados cães e gatos a partir de 1 mês de vida, animais prenhes e que estejam amamentando. "A vacina não tem contra indicação, a dose é de 1 ml, e é aplicada via subcutânea independente do porte, idade ou espécie", completou. A coordenadora ressaltou ainda a importância de se vacinar os animais de estimação para auxiliar o combate do vírus rábico, transmitido ao homem por meio da saliva do animal infectado, sendo cães e gatos os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao ser humano na área urbana. "De 2007 até o ano passado só tivemos registro de dois casos de raiva em animais, sendo um cão e um morcego. Mesmo assim, é necessária a vacinação para a prevenção e combate da doença", ressaltou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE