PUBLICIDADE

Programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro beneficia mais de 2 mil produtores em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Mayke Toscano)

O programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro do governo de Mato Grosso já beneficiou mais de dois mil pequenos produtores em 33 municípios. Iniciada em 2020, a ação é realizada pela secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) por meio de investimentos, como a transferência de embriões (prenhezes), entrega de novilhas prenhas e doação de sêmen, todos de raças de alto padrão genético, que resultarão no aumento da produção de leite no Estado. 

Desde o início do programa, em 2020, já foram distribuídas 28 mil doses de sêmen convencional e sexado das raças Holandesa, Girolando ¾, Girolando, Gir e Jersey de alto padrão genético para cerca de 1,4 mil produtores. 

No mesmo período, a Seaf chegou à marca de 3.178 prenhezes através de transferência de embriões e mais 1.029 ocorrerão nos próximos meses. Nesta modalidade, são transferidos embriões da raça Girolando meio-sangue sexada de fêmea. Em todas as etapas desta modalidade, 780 produtores foram beneficiados. 

A médica veterinária Angela Kohl, responsável pelo projeto de melhoramento genético, conta que a transferência de embriões já dá resultados positivos para os produtores participantes, com um aumento de 200% na produção de leite acima da média do Estado, com novilhas produzindo até 15 litros de leite por dia.  

“Prospectamos que o projeto de melhoramento genético do rebanho leiteiro em Mato Grosso, por meio de transferência de embriões, poderá impactar em um aumento de  2,11% na produção estadual de leite, ou seja, 10,357 milhões de litros de leite a mais, se considerarmos uma média de produção por animal de 15 litros/dia e descontando as possíveis perdas como taxa de absorção e abortos, óbitos de bezerras e de novilhas”, pondera Angela. 

A Seaf também entregou 177 novilhas prenhas da raça Girolando meio-sangue desde 2022. Nesta modalidade, cada associação ou cooperativa que participa do projeto precisa dar como contrapartida mais uma novilha prenha para cada uma que o Estado entregar. No total, os produtores receberam 354 animais, sendo 177 do Governo e 177 das cooperativas/associações. 

Outros investimentos do Governo de Mato Grosso para o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do Leite foram a distribuição de quatro silos de leite com 40 mil litros; 722 resfriadores de 3 mil litros, 1 mil litros e 500 litros; 11 caminhões com tanque isotérmico e 301 ordenhadeiras. O Governo também oferece assistência técnica aos produtores por meio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso encerra ano com aumento de 21% na safra de algodão

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, no...

Mato Grosso bate recorde no abate de gado

Mato Grosso teve recorde no volume de gado abatido,...

Arroba do gado em Mato Grosso fecha o ano com valorização de 3,4%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou o...

Preço do milho em Mato Grosso fecha em queda de 4,6%, conclui IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou o...
PUBLICIDADE