Um médico e uma médica, ambos cubanos e que fazem parte do programa Mais Médicos do governo federal, chegaram, hoje, a Nova Mutum. A partir de agora, eles passarão por um período de adaptação para conhecerem a maneira que o município atua na saúde preventiva.
O secretário municipal de Saúde, João Batista, disse que os médicos cubanos são profissionais capacitados e com experiência para atuarem outros países. "Vamos adaptá-los ao modelo de gestão que desenvolvemos aqui, porém, vamos utilizá-los na saúde básica e preventiva que é a especialidade deles", afirmou por meio da assessoria.
Pelo tratado entre o Brasil e Cuba, os médicos a princípio devem ficar em Nova Mutum por até três anos, passado esse tempo eles podem optar por fixarem residência no município ou retornarem ao país de origem. O governo federal é responsável pelo pagamento do salários desses profissionais e o município fornece moradia e alimentação.
Batista elencou que esse é um momento importante para a Saúde do município e destacou a contribuição que os profissionais que já estão atuando. Segundo ele, agora serão 28 médicos atendendo no município entre clínicos gerais e especialistas.