PUBLICIDADE

Cuiabá: conselheiros de saúde reclamam da falta de estrutura em encontro no MP

PUBLICIDADE

Falta de estrutura e desvalorização profissional foram as principais reclamações apresentadas pelos 25 conselheiros de saúde que participaram, hoje, do curso de capacitação promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania. O evento foi o primeiro de uma série de seis encontros que serão realizados nos municípios polos do Estado. “Começamos por Cuiabá, mas seguiremos para os polos de Sinop, Tangará da Serra, Rondonópolis, Barra do Garças e Cáceres. Nos encontros, repassamos orientações básicas sobre o exercício da função pública e buscamos uma maior sintonia entre promotores de Justiça e conselheiros”, destacou o titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira.

Na abertura do evento, o procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, falou sobre a importância da aproximação entre os conselhos gestores e o Ministério Público. “Por meio do o diálogo e da troca de experiências fortaleceremos o canal existente entre o Ministério Público e os conselheiros. Com isso, quem ganha é a sociedade, razão da nossa existência”, afirmou.

Durante a capacitação, realizada nesta sexta-feira, os promotores de Justiça que atuam na defesa da Cidadania em Cuiabá e no município de Barra do Garças, Alexandre de Matos Guedes e Marcos Brant Gambier Costa, abordaram questões relacionadas ao controle social, papel e atribuições do Conselho Municipal de Saúde e do Ministério Público perante a sociedade, medidas de interesse coletivo e individuais e a forma de representação e os instrumentos disponíveis ao Ministério Público para adoção das medidas em prol da coletividade.

Foram realizadas, ainda, trocas de experiências e oficinas sobre a organização dos conselhos, relação público X privado no Sistema Único de Saúde, integralidade e modelo assistencial. Participaram das discussões 25 conselheiros dos municípios de Poconé, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães e Várzea Grande.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE