A Associação Luverdense de Imprensa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro de Cuiabá, lançou oficialmente a campanha voluntária de doação de medula óssea, que proporciona a cura de muitas doenças. Será no próximo dia 15 de março, das 8h às 17h, no PSF X, localizado no bairro Cerrado. O objetivo é coletar o maior número possível de HLA. O procedimento é simples e não demora mais do que cinco minutos.
O presidente da associação, Valdecir Chagas, explicou que a iniciativa de promover a campanha surgiu após uma solicitação de um cidadão luverdense que está em Curitiba (PR), aguardando na fila de espera por um doador.
O doador deve ter idade de 18 a 55 anos, precisa colher uma amostra de sangue para um teste de compatibilidade (HLA). O resultado obtido por meio de um exame de laboratório bastante comum é colocado num banco de dados do Ministério da Saúde, o Registro dos Doadores de Medula), Redome, no Rio de Janeiro. Sempre que houver um paciente que necessite de transplante e não tenha encontrado doador na família, os médicos podem consultar esse registro. Uma vez localizada uma pessoa compatível, ela será convocada para realizar novos exames de sangue e para uma avaliação clínica a fim de saber se pode de fato doar a medula.
Há duas formas de doar a medula óssea – por punção de veia periférica para filtração das células-mãe, as células progenitoras, através de um aparelho ou puncionando a medula diretamente da cavidade do osso.