A Secretaria Municipal de Saúde informou, hoje, que os casos da doença diminuíram 98,39% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram constatadas 20 notificações – 13 em janeiro e 7 este mês. Há confirmação de 6 pessoas com dengue nos bairros Jardim Primavera, Jardim Itália, Morada do Sol, Jardim Alvorada, Bela Vista e Nobre.
"Com a chuva constante, há sempre a renovação da água nos depósitos, evitando que ela fique parada e haja uma maior proliferação de larvas", explicou, através a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, Alzira Yanagi.
A assessoria informou que continua sendo feito intenso trabalho de campo, com orientação à população, eliminação de larvas e tratamento dos depósitos. Quando há uma notificação de suspeita de dengue, as equipes fazem o bloqueio, que se resume na verificação de larvas (eliminando-as ou tratando os possíveis depósitos) no local e em um raio de 300 metros, e termina com a aplicação do inseticida para matar o mosquito adulto.
A secretaria reforçou que, devido ao período de chuvas, os moradores devem vistoriar constantemente os quintais para evitar que lixo acumule água e o mosquito se reproduza. As calhas e vasos com plantas também devem ser fiscalizados constantemente.
Em casos de focos em terrenos baldiso, a população pode denunciar para a secretaria pelo fone 0800 647 4707.