O Ministério da Saúde divulgou, esta tarde, o último boletim epidemiológico do ano sobre microcefalia. Mato Grosso aparece na décima colocação no ranking nacional com 72 casos suspeitos da doença em oito municípios. Em primeiro lugar está Pernambuco (1.153), seguido pela Paraíba (476), Bahia (271), Rio Grande do Norte (154), Sergipe (146), Ceará (134), Alagoas (129), Rio de Janeiro (103) e Maranhão (94).
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que 62 recém-nascidos são acompanhados em Rondonópolis, dois em São José do Povo, Alto Garças e Itiquira e 1 caso em Alto Araguaia, Jaciara, Pedra Preta e Tesouro.
Até o momento foram notificados 2.975 casos suspeitos da doença em recém-nascidos de 656 municípios de 20 Estados. Também estão sendo investigados 40 óbitos suspeitos de microcefalia relacionados ao zika vírus.
Entre as ações apresentadas no plano emergencial em Mato Grosso estão a distribuição aos municípios de ‘fumacê, bombas costais e insumos como inseticidas e a capacitação por meio de teleconferências.
Em conjunto com os municípios, o Estado irá garantir atenção aos pacientes para diagnóstico e tratamento, em especial as gestantes e os bebês.
Também será realizado uma campanha de conscientização da população alertando para os possíveis criadouros de mosquitos, incentivado as pessoas a fazerem a sua parte no combate ao mosquito.